domingo, 19 de abril de 2009

Ainda estamos por aqui

Pessoal,

Infelizmente não conseguimos ir ao show de jazz + vodu... contactamos o Hotel Olofsson, mas eles não dispunham de serviço de transfer. Como não há taxis por aqui, o jeito foi dormir cedinho mesmo.
Na sexta-feira, fomos recebidas pelo Presidente do CEP (Frantz-Gérard Verret), e em seguida falamos com dois membros deste órgão, que nos deram uma visão geral sobre o processo eleitoral haitiano. Aproveitamos para exibir o vídeo “Por dentro da urna”, disponível no site do TSE.
Após a reunião, almoçamos uma deliciosa massa no Quartier Latin e visitamos uma lojinha de artesanato local, muito interessante, que fica próxima ao Centro Cultural Brasil Haiti.
Retornamos ao hotel, baixamos as fotos, mas não foi possível postá-las até o momento.
O jantar oferecido pelo Embaixador Igor Kipman foi no Restaurante Mikaz (o crepe é a especialidade da casa, e o de camarão estava delicioso... caramba, esse dia nós comemos muuuito!!!). Estavam presentes o Embaixador, o Prof. Ricardo Seitenfus - Representante Especial no Haiti do Secretário Geral da OEA, a Secretária Gabriela, dois fuzileiros que fazem a segurança do Embaixador (Comandante Luiz Otávio e Sub-comandante Egídio) e nós. O jantar foi agradabilíssimo.
Uma coisa interessante sobre o hotel em que estamos hospedadas é que há grandes árvores com pequenas folhas que caem durante todo o tempo, e há sempre pessoas varrendo-as!!!! Pode parecer um trabalho repetitivo, mas chegamos à conclusão de que é uma ótima oportunidade de trabalho para o povo haitiano.
Ah... na quarta e na quinta-feira demos entrevistas à Rádio Justiça, pelo celular (programa Giro pelos Tribunais). Mais uma experiência legal!


Ontem retornamos ao Centro de Tabulação, desta vez para uma conversa técnica com a equipe da OEA responsável pela implantação do sistema de captação e contabilização dos votos. O guatemalteco Roly Davila é o gerente desta equipe (competente e prestativo, pudemos tirar várias dúvidas sobre o processo com ele). Obervamos também que a estrutura de aplicativos e de logística são similares às usadas pela Justiça Eleitoral brasileira na fase inicial de consolidação de seu processo eletrônico. Maiores detalhes para quem comparecer à nossa apresentação na segunda-feira!
Humm... neste dia conhecemos a primeira ministra do Haiti, Sra. Michele Pierre-Louis e o General Floriano Peixoto (muito simpático), brasileiro comandante da força de paz da Minustah. Somos chiques de mais!!!
O Prof. Ricardo Seitenfus nos levou para comprar arte naif em uma região próxima ao porto de Port-au-Prince, onde ficamos encantadas com a qualidade e a beleza do trabalho dos artistas locais. No entanto, no caminho ficamos chocadas com as condições de extrema pobreza a que está submetida a maior parte da população haitiana... muito triste!!! É um verdadeiro paradoxo travado entre a beleza da arte e a miséria humana.
Depois fomos ao condomínio onde residem várias pessoas que trabalham na Embaixada brasileira, para um churrasquinho bem brasileiro.


Hoje é o dia das eleições senatoriais. Pela primeira vez estamos trabalhando numa eleição e não estamos com o frio no estômago tão conhecido de todos nós da Justiça Eleitoral.
Fomos com a Sra. Michele Eveillard, do CEP, conhecer a Célula de Urgência, para onde são direcionados os problemas que ocorrem nos centros de votação (algo similar ao suporte que fornecemos no dia da eleição).
De lá partimos para o Palácio da Primeira Ministra, onde funciona um centro de votação com quatro seções eleitorais... tudo muito tranqüilo, e observamos pouca movimentação de eleitores. Tivemos oportunidade de visitar também uma escola em uma região menos favorecida, onde havia um maior número de seções e também de eleitores; neste local presenciamos uma pequena confusão, atribuída a uma tentativa de fraude por parte de um eleitor que estaria portando o cartão de identificação de outro eleitor.
A cidade estava bem tranqüila, pelo menos por onde passamos, pois o CEP em conjunto com a polícia haitiana decidiram proibir a circulação de qualquer tipo de veículo no dia da eleição. Só estava permitido o trânsito de veículos oficiais ou previamente autorizados.
Voltamos ao hotel logo depois, pra relatar todos os fatos aqui no blog.

Beijos e até mais!!

5 comentários:

  1. Oi, Ju! Oi Marta!
    Ju, liguei pra vc semana passada, pra convidá-la para um evento de líderes no TSE, e tive a grata surpresa de saber que vocês duas estavam em missão no Haiti. Fui pesquisar notícias na net e aí estavam vcs! Aliás, vcs são as únicas que estão noticiando... Continuem!!!
    Meninas, uma experiência como essa não tem preço... Além da experiência profissional, ver de perto a realidade do povo Haitiano pode enriquecer muito nossa visão de mundo. Dois abraços! Mônica Simões

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas....fiquei feliz em saber que vocês estão aproveitando...além de trabalhar é claro!!!!
    Bjos e Jú...não se preocupa...Floripa te aguarda viu!!!
    Olha só..a partir de amanhã, dia 21 de abril, as ligações do telefone celular tem que ser feito pelo 21. ok???!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Irmaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Estou aqui morrendo de saudades, viu? Mesmo sumido estou acompanhando seu Blog! Ta massa! Mas como uma boa blogueira, todos os comentarios devem ser respondidos. Bjs e Te Amo! Viva a Web 2.0!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas
    Cheguei aqui no blog de vcs atraves de um amigo. Achei otimo por dois motivos: estou do outro lado do mundo e esse mesmo amigo fez um blog para que eu conte as aventuras aqui em Singapore (assim como vcs por ai) e o outro motivo é que um alguém muito especial pra mim da Marinha brasileira já esteve no Haiti e deve ir novamente. Fico com o coração na mão (além da saudade). Com o relato de voces é como se estivesse um pouquinho aí no Haiti tb.
    boa sorte na missão.
    Por quanto tempo vcs ficam por ai?

    ResponderExcluir