quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quem é Hilary??

Oi gente,

Hoje pela manhã fomos ao Conselho Eleitoral Provisório (Conseil Électoral Provisoire). Iríamos nos encontrar com o Presidente do órgão, mas vocês não vão acreditar... a reunião foi postergada apenas porque a Hilary Clinton chegou ao Haiti (ainda não conseguimos entender porque fomos preteridas.... será que tem algo a ver com o clima daqui??? :):):):)
Bom, enquanto isso fomos recebidas no Centro de Tabulação, Recursos e Divulgação pelo Alain Gunthier, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Ele é o responsável pelo centro onde serão digitados e contabilizados os votos, que chegam por meio de formulários que equivalem aos nossos boletins de urna (preenchidos pelos “presidentes de mesa” e entregues no referido centro pela MINUSTAH - Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti). Ele nos descreveu como ocorre todo o processo, mas isso contaremos ao vivo na palestra do dia 27, no auditório do TSE!!!
Fizemos um breve lanche no Folies Gourmandes; a torta de cereja de lá é tuuuuuudo de bom (aliás, os pães e doces daqui são ótimos, e resultam da influência da colonização francesa!!!).
De volta ao CEP, tomamos um super hiper mega chá de cadeira esperando o Presidente do órgão; depois, aguardando nossas credenciais para o dia da eleição ficarem prontas. Enquanto isso, ouvimos boas histórias da Michelle Eveillard, coordenadora do gabinete do Presidente do CEP.
Credenciais na mão, tiramos fotos para registrar o momento, e.... duas coisas aconteceram: esquecemos a pasta com a lei eleitoral do Haiti, que ganhamos da Michelle (caramba, como estamos esquecidas!!); ao subir no 4x4, não sabemos o que a Marta aprontou, mas ela conseguiu rasgar a calça (e o rasgo não foi pequeno, muito menos na canela!!! Que horror.... bem que Juliana falou pra Marta mostrar o furo, mas era o da vacina..... kkkkk).
Passamos na loja Radio Check para comprar o cabo para baixar as fotos... nossa, custou 10 doletas (caro demais... é o preço do esquecimento!!!)
A cena da Marta descendo do carro no hotel chique com o casaquinho amarrado na cintura nem mastercard paga (que micão, hein!!!). Sai de terninho, achando que é gatinha, e volta naquela situação...
Agora vamos tentar baixar as fotos...
Ah.. estamos a fim de ir a um show de jazz + vodu que rola no Hotel Oloffson... mas como sair daquil???



Curiosidades do dia:
1. Aqui é normal os homens andarem de mãos dadas (estamos na captura desta foto!!!)
2. A água nas ruas é vendida em saquinhos plásticos (como din-din)... ainda não experimentamos!
3. Em Porto Príncipe há poucos sinais de trânsito... e boa parte deles é alimentada por energia solar (equipamento doado por Taiwan)!
4. No Haiti, há duas línguas oficiais: o francês e o creole (http://en.wikipedia.org/wiki/Haitian_Creole_language)

3 comentários:

  1. Martinha... NÃO ESQUEÇAS DE VOLTAR !!!

    Ah ! e deixa a Ju que é descompromissada enrolar no inglês e arranhar o francês, mas, você.. comporte-se...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Se essa moda de andar de mãos dadas, com macho, pegar por aquí.... Eu juro que corto as minhas. Valeu maninha.
    Pode postar mais aí, está pouco, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, acompanho o blog de vocês diariamente. Continuem escrevendo! Ju, vê se faz a Marta engordar pelo menos uns 2 quilinhos aí, tá? (você não precisa não!)
    Beijos!
    Grace

    ResponderExcluir