quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pra começar...

Pois é... quando aceitamos a missão de representar o TSE como observadoras técnicas das eleições no Haiti não imaginávamos o que seria. Então, aqui vai um pouquinho do que estamos vivendo nessa aventura.

Vários preparativos, muita correria, passaporte de serviço, vacinas, recomendações, etc... tudo com toda apoio irrestrito da ASCAI (Assessoria de Cerimonial e Assuntos Internacionais) e seguimos para o aeroporto no dia 13/04 às 19:00hs.

Tudo certo, vôo no horário, uma beleza! Quando sentamos no avião, a Juliana saca da super bolsa seu cartão de vacinação... a cara da Marta foi impagável (de acordo com a Juju). Tanta coisa pra esquecer (escova de dente, sabonete, havainas, o brinco que combina....) mas não, foi esquecer o cartão de vacinação!!! A Marta deixou o Vicente doido pra tentar achar o cartão no TSE, o seu marido pra tentar fazer alguma coisa que até agora ela não sabe o quê e todo o pessoal da ASCAI, que numa sacada genial resolveu digitalizar e mandar por fax para um chaveiro do aeroporto de Guarulhos. E a Juliana só dizendo: Marta, mostra o furo (das vacinas, claro!!!).

Portanto, quando chegamos ao aeroporto, após o check-in fomos direto procurar o tal chaveiro. Achamos e lá estava o fax com o registro das vacinas de Martinha. Ah! o nome do simpático funcionário do chaveiro não é Jango e sim Django (ele reclamou horrores por causa do seu nome escrito errado) !!!!

De posse do fax do cartão de vacinação, fomos ao posto da Anvisa para retirar o cartão internacional... não sabemos por qual razão, mas o registro da Juju não estava sendo aceito na site da Anvisa. Tentamos de várias formas, até que a funcionária da Anvisa se compadeceu e fez o cadastro diretamente no sistema (catou muito milho!! e a hora do embarque chegando...).

Resolvemos então declarar os eletrônicos (notebook, máquina fotográfica)... nem precisamos dizer que o posto da Receita Federal fica do lado de fora do aeroporto, a milhas de distância de duas pobres coitadas que não podiam descer do salto!!! Por fim, desistimos... e partimos para o embarque. Embarque pontual, nos colocaram na "cozinha" do avião, sem direito a reclinar a poltrona. Mas lá fomos nós....

Ao amanhecer, já estávamos em Miami... com toda a burocracia para pousar no país, aguardamos a conexão para Porto Príncipe.

Uma coisa interessante no vôo de Miami para Porto Principe foi que a comissária ajudou diversas pessoas a preencherem o formulário de entrada no Haiti (achamos que ali estava representado um percentual da população, que tem índice de 80% de analfabetismo).

Fomos recebidas em Porto Príncipe pela simpática Gabriela Resendes, servidora da Embaixada do Brasil... esperamos a bagagem na sala diplomática, enquanto a Gabriela nos passava algumas informações sobre o país e as eleições de abril/2009. Direto para o hotel Karibe, em Petion Ville (cidade conurbada com Porto Príncipe). Como nos foram dadas orintações expressas para não sairmos do hotel sozinhas, aproveitamos para tirar um soninho de apenas 14 horas... No dia seguinte estaríamos prontas para mais uma missão!!!!

Incrível mas não conseguimos escoar a água da banheira... aperta aqui, puxa dali, e nada de a água descer pelo ralo... pedimos ajuda à camareira, que pela cara que fez deve pensar que no Brasil não tem "jacuzzi"", pois bastava virar a tampa do ralo.

Hoje nos encontramos com o embaixador do Brasil no Haiti, Dr. Igor Kipman (muito simpático e informal). Depois da reunião, almoçamos no Café Terrasse. Experimentamos um delicioso pão de banana com nozes (mas a receita é do Kentucky). De volta à embaixada, a Vice Cônsul Ivanir Carrijo nos solicitou formulários RAE para as eleições de 2010.
Amanhã tem mais, e com foto (se acharmos um cabo para baixá-las... esquecemos isso tb! kkkkkk)

3 comentários:

  1. Ju e Marota,
    Adorei receber notícias de vocês!!!! Que aventura!!!! Depois de ler todas as informações ficou ainda mais claro pra mim que foram escolhidas as pessoas certas para representar nossa organização e, claro, nosso país.
    Quero saber todas as novidades das eleições do Haiti!!!!! Vocês fazem muita falta no TSE... voltem logo!!!!
    Beijos,

    Débora Gonçalves.

    ResponderExcluir
  2. Marta e Jú,
    Tenham uma boa estada por aí.
    Postem fotos do povo simpático do Haiti. De preferência com vocês fazendo parte das imagens.
    Beijos e bom trabalho.

    Gerson Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Meninas,
    adorei a idéia do Blog.
    Já sou seguidora para acompanhar as novidades.
    SUCESSO!!
    Beijokas e bom trabalho

    ResponderExcluir